ALDRC2013

Março 01 2012

Olá a todos:

 

Aqui está a Associação a dar algumas notícias.

Esta última reunião correu bem e cheia de ideias. TODOS VÓS poderão participar, enviando-nos um email.

Iremos deixar brevemente à apreciação da Subcomissão dos Festejos do Centenário do Lobito, em Angola, várias propostas de concursos a realizar na cidade do Lobito e para os quais apenas poderemos avançar caso tenhamos os patrocínios que iremos pedir às diferentes empresas portuguesas.

 

Sendo assim:

  1. CONCURSO “FLAMINGOS-LOBITO100” – Pretende-se a interação de todos os alunos do município da cidade num trabalho a realizar dentro das escolas no sentido de sensibilizar professores e alunos na participação no centenário e estimular a criatividade das crianças e dos jovens. Os resultados servirão para utilização nos artigos de merchandise.
  2. CONCURSO FOTOGRÁFICO “OLHAR A CIDADE” Pretende-se dinamizar uma vertente artística que poderá orientar jovens para o profissionalismo, ao mesmo tempo que se proporciona às escolas aderentes mais uma ferramenta de trabalho. Os resultados poderão ser utilizados em campanhas de divulgação da cidade.
  3. CONCURSO LITERÁRIO CONTOS DA TERRA – Orientado para os estudantes universitários permite estimular a criatividade e a pesquisa das suas raízes. Poesia e Prosa.
  4. CONCURSO DE ARTES PLÁSTICAS “CIDADE RECICLADA” – Mais de metade do lixo que produzimos, criando vários tipos de poluição, pode ser reciclado e por isso aproveitado. Ao contribuirmos para a reciclagem estamos a poupar o meio ambiente. Atendendo ao quanto importante é a reciclagem dos desperdícios de materiais, sejam eles de que natureza for, propõe-se que no decorrer da Comemoração do Centenário da Cidade do Lobito se venha a inserir um concurso de experiências de artes plásticas. Pretende-se com este concurso envolver os bairros da cidade, do menos ao mais degradado, num movimento cultural e artístico, usando a imaginação e habilidades plásticas dos seus moradores na reciclagem do lixo. Permite deste modo estimular a criatividade e ao mesmo tempo valorizar a limpeza dos espaços, podendo assim de uma forma harmoniosa conjugar as Artes com todo o processo de reciclagem, bem como estimular novas formas de cidadania.
          Os regulamentos estão praticamente terminados para enviar à AML - Subcomissão do Centenário

Ideias para concursos a realizar no Lobito sem qualquer intervenção direta da ALDRC2013:

 

  1. CONCURSO LOBITO SAMAKAKA FASHION - concurso de passagem de modelos feminina e masculina, com criações realizadas em tecidos e panos tradicionais africanos em traje de banho, de passeio e gala/noite de residentes na cidade. Pretende-se estimular a criatividade dos estilistas locais e levar às passareles potenciais manequins oriundos do municipio, mostrando que é possível apostar na qualidade e elegância usando tecidos africanos. Poderão ser convidadas Miss Angola/ Universo e um ou dois dos estilistas angolanos (Mia Mendes, Elisabeth Santos, Lucrécia Moreira, Carla Silva, Avelino Nascimento, Nadir Tati, Allyce Inaculo, Daniela Andrade, Mirian Abreu, Indical Barbosa, Rui Lopes, Tina Souvenir, LENSWAVE de Helena Manuel, AnaLoyd, Marith Jóia, Jurema Ramos, Geraldo Fashion, Edson Cláudio e African Destiny) para o júri, para além de elemntos da AML, da Sub-Comissão e da ALDRC2013. Para orientação e ideias consultar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Miss_Universo_2011
  2. CONCURSO PARA A MEDALHA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO – entre artistas locais poder-se-ia realizar um concurso com prémio pecuniário. Ou apenas escolher entre os que a AML entenda ir de encontro às espectativas da Administração.
  3. MINI-MARATONA DO COMPÃO À RESTINGA Prova competitiva para não-federados com partida do Compão e meta na ponta da Restinga. Sugere-se a inscrição com pagamento simbólico e seria oferecido a cada atleta no dia da prova uma Tshirt e brindes juntamente com o dorsal. No fim todos os atletas receberiam uma medalha do centenário. Haveria um primeiro prémio em cada escalão, eventualmente pecuniário, cujos valores poderiam só ser avançados próximo da prova.  
  4. CONCURSO DE BARCOS DE PESCA ENGALANADOS a realizar durante a semana que antecede o centenário. Com partida do Lobito Velho e chegada às Portas do Mar. Poderá existir um prémio pecuniário. 
  5. LANÇAMENTO DE CONCURSO DE IDEIAS PARA A GRANDE OBRA DO CENTENÁRIO (trabalhos apresentados para executar eventualmente mais tarde).

 

 

 

ESCULTURA DE EXTERIOR/INTERIOR


Para a escultura a oferecer eventualmente (depende do número de associados e das respetivas quotizações) pelos LOBITANGAS NA DIÁSPORA à cidade do LOBITO propôs-se o tema RAÍZES.

Saber preços e procurar escultor entre lobitangas e angolanos (nomes propostos, sem qualquer contacto feito com eles - Mariana Barros Riscado, entre outros nomes encontrados em Portugal – Jorge Melício e Paulo Moura (?). Tentar saber de mais escultores.

 

 

publicado por lobitangasnocentenario às 12:34

Associação Lobitangas na Diáspora Rumo ao Centenário 2013. Neste blog apresentaremos todos os acontecimentos e diligências para a concretização das comemorações do primeiro centenário da elevação do Lobito a cidade. HISTÓRICO da ALDRC20
mais sobre mim
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


links
pesquisar
 
blogs SAPO