ALDRC2013

Novembro 01 2011

O LOBITO, cidade de Angola, na Província de Benguela e actualmente com 1.200.000 habitantes foi elevado a cidade em 2 de Setembro de 1913, celebrando-se dentro de dois anos o seu primeiro CENTENÁRIO.

Localizado junto ao Atlântico, tem na sua baía de águas calmas e profundas as condições ideais que transformaram o seu porto num dos principais da África Ocidental.

A Restinga, ex-libris da cidade, proporciona uma vista de beleza inigualável para quem chega, seja por via aérea ou marítima. O aeroporto que serve a cidade, em breve internacional, situa-se a 12Km de distância, na vila da Catumbela.

O LOBITO é uma cidade dinâmica, com um desenvolvimento sócio-económico emergente.

Logo na segunda década do século passado a actividade do Porto do Lobito impulsionada pela construção da linha do Caminho de Ferro de Benguela que atravessava toda a África até à Costa Oriental deram à cidade uma importância muito significativa dentro da economia do País.

Apesar das dificuldades que se verificaram durante três décadas, com a modernização do Porto do Lobito e a reactivação do CFB, este Município é actualmente um pólo de interesse económico com vários projectos na área da Indústria Petrolífera e Siderúrgica, bem como da restante Indústria Ligeira e Pesada, Comércio e outros Serviços.

Actualmente a aposta da cidade no Turismo tem vindo a crescer, sendo notório o incremento da indústria hoteleira e de restauração em geral. A excelência das suas praias, tanto dentro da cidade, como nos seus arredores, com as águas com temperaturas ideais durante todo o ano, são também um convite irrecusável para umas férias inesquecíveis.

Existe uma forte aposta na educação, com escolas públicas e privadas, incluindo Universidades.

Possui infra-estruturas de saúde, com hospitais públicos e clínicas privadas.

Nas portas da cidade, aguarda-nos a estátua do reencontro, iniciativa dos responsáveis do município como símbolo de união, partilhado e agradecido por todos nós.

Por tudo isto o Centenário merece ser comemorado condignamente por todos os lobitangas e amigos do Lobito. 

 

Portas da cidade e escultura Lobito 2011 04
publicado por lobitangasnocentenario às 04:55

Associação Lobitangas na Diáspora Rumo ao Centenário 2013. Neste blog apresentaremos todos os acontecimentos e diligências para a concretização das comemorações do primeiro centenário da elevação do Lobito a cidade. HISTÓRICO da ALDRC20
mais sobre mim
Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


links
pesquisar
 
blogs SAPO